segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Torta Maria Izabel de Liquidificador

Este domingo foi o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, uma festa religiosa (católica) muito emocionante, conhecida como o Natal dos Paraenses, as famílias costumam fazer um almoço mais que especial para reunir todos e assim comemorarem esta data tão querida pelo povo Paraense (católico, é claro!). E esta receita é muito comum nestas comemorações, então como não pude estar presente nesta Linda Festa de Fé, resolvi trazer um pouquinho dela para nossa casinha, e como não tenho paciência com receitas complicadas, "peguei emprestado" (eheheh) a massa do Rocambole de Liquidificador maravilhoso da amiga Ana Cris (do Orkut – Comunidade Culinária Receitas)  que você encontrará aqui. E não é que ficou boa? Aliás, ficou Muito Boa, e o melhor de tudo: muito prática, você só precisará do liquidificador e do forno (eheheheh).

Ingredientes (Massa)
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de farinha de trigo (sem fermento)
1 colher (sopa) de pó Royal
Preparo: No liquidificador, bata muito bem os ovos, a manteiga e o açúcar,  acrescente a farinha de trigo e bata para incorporar. Acrescente o fermento e utilize a função pulsar, somente para misturar o fermento. Despeje em forma redonda de aproximadamente 20cm  untada e polvilhada, leve ao forno até dourar. Retire do forno e desenforme, se você não gostar de torta com aquela “casquinha” retire-a cuidadosamente com o auxilio de uma faca de serra e divida o bolo em 3 partes e reserve.

Ingredientes (Recheio)
250g de polpa de bacuri (pura)
1 lata de leite condensado
½ lata de creme de leite com soro
Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar um creme bem “lisinho”, sem os grumos do bacuri e reserve.

Ingredientes (Calda)
50g de polpa de bacuri (pura)
4 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de água
Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, transfira para uma panela e leve ao fogo até obter uma calda rala (se necessário acrescente mais água), espere esfriar e utilize.

Para a Montagem:
Aproximadamente 200g de coco ralado (fresco)
Montagem: Coloque a base do bolo, regue toda sua superfície com a calda, acrescente o creme de bacuri e um pouco do coco ralado, repita a operação até terminar o bolo, cubra com o mesmo recheio, polvilhe coco ralado e decore com pedaços de bacuri, ou ameixas secas ou fios de ovos, ou como desejar.
Hummmmm! 
Obs: Se você não encontrar nenhuma das duas frutas, sugiro fazer com pessegos ou abacaxi que combinam muito bem com coco.

 Beijos e mil felicidades a todos!

2 comentários: