domingo, 2 de outubro de 2011

Nega Maluca

Final de semana chegando e com ele a vontade de fazer uma sobremesa especial para ser degustada ao longo da semana, então me bateu uma saudade de uma torta que eu amava na minha cidade natal: A Nega Maluca. Esta torta é uma combinação de pão-de-ló de chocolate com mousse e pedaços de chocolate. Então foquei-me na lembrança que tinha de seu sabor e fui “bolando” a minha versão desta torta, cuja a receita disponho abaixo. Ficou I-N-C-R-Í-V-E-L, bem parecido com a que me lembrava, o problema vai ser fazê-la durar até o final de semana (eheheheh).

Nega Maluca

Ingredientes (Pão-de-Ló):
3 claras
3 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
3 colheres (sopa) de leite liquido
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) rasa de pó Royal
Preparo: Bata as claras em neve, acrescente o açúcar e bata novamente até obter uma massa parecida com a de suspiro, acrescente as gemas peneiradas e bata mais um pouco. A parte, misture o leite com o chocolate em pó até formar uma “papa”  e reserve. Desligue a batedeira e incorpore o esta “papa” delicadamente, em seguida acrescente a farinha de trigo e por final o fermento (lembre-se: sempre delicadamente), disponha em forma untada e polvilhada e asse em forno médio até dourar (faça o teste do palito, se sair limpo já estará assado). Retire do forno e desenforme com cuidado ainda morno, pois depois de frio fica mais difícil soltar da forma. Reserve.

Ingredientes (Calda):
½ xícara (chá) de leite liquido
2 colheres  (sopa) de Nescau
2 colheres (sopa) de licor de cacau
Preparo: Misture tudo e reserve.

Ingredientes (Recheio e Cobertura):
2 caixinhas de chantilly (tipo Amélia)
2 tabletes (360g) de chocolate meio amargo picado
2 caixinhas (200ml) de creme de leite
Preparo: Derreta o chocolate no microondas ou banho Maria (como preferir), e acrescente o creme de leite, misture bem formando um ganache e reserve. Prepare o chantilly conforme instruções do fabricante e incorpore o ganache já frio. Reserve.

Para a Montagem:
270g de chocolate ao leite picado.

A montagem será feita na mesma forma em que foi assado o pão-de-ló (forma redonda de 20cm). Divida o pão-de-ló em 3 partes (se não der pode ser em duas mesmo), forre a forma com 1 parte do pão-de-ló, regue com a calda, coloque uma parte do recheio e o chocolate picado, repita até terminar as camadas reservando parte do creme e do chocolate picado para a cobertura e decoração.


OBS1: Sempre faço esta receita de pão-de-ló e de mousse de chocolate, mas você pode fazer os de sua preferência.
OBS2: Esta é uma torta gelada devendo ser retirada da geladeira na hora em que for consumida, principalmente se em sua cidade fizer muito calor.

Beijos e fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário