terça-feira, 11 de outubro de 2011

Torta Fria de Camarão (com massa de Pão de Batata)


Gente, eu ADORO torta fria, daquelas feitas com pão de forma bem molhadinho e com bastante recheio, mas confesso que as que mais gosto são aquelas feitas com pão caseiro, onde sempre podíamos no deliciar em aniversários de familiares, mas como estou bem distante dos familiares o jeito é inventar e tentar produzir esta delicia em casa, como AMO cozinhar e adoro mais ainda inventar ou reinventar algo que gosto, pra mim o único ponto negativa é lavar a louça (detesto), mas vale muito a pena, pois fica uma delicia e dura uns 4 a 5 dias mantendo sempre refrigerado e quanto mais o tempo passa mais apurado vai ficando.

Aproveito para agradecer (novamente) a amiga Maria Aparecida que nos presenteou com esta receita maravilhosa na comunidade Culinária Receitas (Orkut). A receita original você encontra aqui. A receita abaixo foi reduzida em cerca de 75% e seu rendimento é um pão grande (feito na forma de pão de forma grande).


Ingredientes
1 batata média cozida
125 ml (ou ½ xícara de chá) de  leite morno
1 ovo
½  xícara (chá) de açúcar
¼ de  xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de sal
1 pacote de fermento granulado ou 1 colher (sopa)
500 kg de farinha de trigo (Aproximadamente)
Preparo: coloque todos os ingredientes no liquidificador (menos a farinha de trigo). Depois de batido, despeje em uma vasilha grande, acrescente a farinha de trigo e mexa até dar ponto de pão, fica bem macio e um pouco pegajosa, não acrescente muito trigo pois ficará um pouco seca e pesada depois de assada, então para ajudar a trabalhar melhor com esta massa unte suas mãos com um pouco de manteiga ou óleo. Deixe crescer, coloque a massa em uma forma grande de Pão (retangular) untada e polvilhada. Deixe crescer novamente (em um local onde não cora vento, pode ser no próprio forno desligado ou então no microondas). Asse em forno 180 graus por mais ou menos 1 hora.

 O pão já "descascado" e dividido em 3 partes!

Para o Recheio
250 g de camarão seco  limpo e descascados
1 cebola media picada
1 tomate sem semente picado
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho amassado
1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado
½ lata de creme de leite com soro
2 colheres (sopa) bem cheias de maionese
Preparo: Em uma panela coloque os camarões, cubra-os com água e leve ao fogo até ferver (para retirar o sal), desligue o fogo e prove o camarão, se ainda estiver salgado, troque a água e leve para ferver novamente, cuidado para não dessalgar demais e ficar sem gosto, por isso provar sempre é interessante, escorra os camarões e reserve. Em outra panela coloque o óleo, o azeite, o alho, a cebola e frite até dourar, acrescente o tomate e deixe fritar mais um pouco, coloque os camarões e o cheiro verde e deixe apurar, quando secar, apague o fogo e deixe esfriar. Quando já estiver frio, acrescente o creme de leite e a maionese e bata no liquidificador ou então com um mixer, até virar um patê.


O Camarão já temperadinho! 
 O Patê Pronto 

Montagem: Com o auxilio de uma faca retire toda a “casquinha” do pão e divida-o em 3 partes. Arrume a primeira parte no prato em que for servir e espalhe uma camada de recheio, faça isto até terminar , deixe que sobre recheio para poder cobrir a torta, você pode decorar com batata palha, queijo ralado, azeitonas, etc.
 Colocando o Recheio
Já Pronto!
 Aprecie sem moderação! (kkkkkkk)


Beijos e até  a próxima !
Gostou? Então deixe um recadinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário