quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Esfirras Rápidas


Esfirras de Carne e Esfirras de Queijo e Presunto 

Dias destes estava lembrando que minha mãe tinha umas receitas muito boas que vinham em forma de fichários, mas que infelizmente com o tempo se perdeu. Então lembrei de uma massa de esfirra que de tão fácil gravei em minha memória e que acabava usando para uma porção de outras coisas. Como não me lembrava da quantidade exata de fermento, pois na época só existia o fermento fresco, tentei colocar 1 colher de sopa, ou um sache de 10g, ficaram ótimas, cresceram muito e ficaram bem leves.

Esfirras de Carne
Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite liquido
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (café) de sal
¼ de xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento para pão
3 xícaras (chá) de farinha de trigo

Para o recheio: Pode ser carne moída cozida e temperada a gosto, frango desfiado e refogado a gosto, queijo e presunto, calabresa, salsicha, etc.

Preparo: Em uma tigela misture o leite, o açúcar, o sal, o óleo e o fermento,  acrescente o trigo aos poucos, sove a massa por uns 2 minutinhos, coloque em uma tigela, cubra com papel filme  e leve para descansar (em local fechado, pode ser forno apagado ou microondas) até dobrar de tamanho. Divida em bolinhas, abra as bolinhas e recheie a gosto, disponha em assadeira untada e polvilhada, deixe descansar por 20 minutos mais ou menos para crescer mais um pouco e assa em forno médio até dourar.

Rendimento: 14 unidades médias.

Massa Sovada
Massa Crescida 
 Esfirras de Queijo e Presunto

 Beijos e Fiquem com Deus!

Gostou? Então que tal deixar um recadinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário