quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Bolo Amanteigado


Tem coisa melhor que cheirinho de bolo assando? O problema é que a maioria das receitas rende um bolo grande, e embora eu ame bolo (desde os simples para acompanhar um cafezinho até aqueles com recheios diversos), não como grandes quantidades, pois além do obvio (manter a forma, eheheh) ainda tem a gastrite, então minha alimentação é bem regrada. Devido a isto, adaptei esta aqui do bolo 1, 2, 3, 4, no tamanho exato para duas pessoas (comendo com moderação chega a durar uns 5 dias), assim não extrapolamos nas calorias e não desperdiçamos comida.


Bolo Amanteigado
Ingredientes:

½ xícara (chá) de manteiga
½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de leite liquido
2 ovos
1 e ½ xícara de trigo
2 colheres (sobremesa) de fermento biológico
1 colher (chá) de essência de baunilha
Preparo: Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Acrescente os ovos um de cada vez batendo sempre até ficar uma massa bem fofa. Sempre batendo adicione a essência, a farinha de trigo e o leite aos poucos e alternadamente. Desligue a batedeira e adicione o fermento mexendo com uma colher. Despeje a massa em forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos (faça o teste do palito).
Para a Cobertura: Usei o Moça Fiesta de Chocolate mas vale o recheio de sua preferência: Doce de Leite, Geléias (cupuaçu, morango, laranja,...), brigadeiro mole, ganache, entre outros, ou ainda pode deixá-lo sem recheio para acompanhar  um cafezinho.

 Bom Apetite!

Beijos e Até a Próxima!

Gostou? Então que tal deixar um comentário?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário