Esta receita foi a primeira que fiz da comunidade Culinária Receitas. Confesso que a primeira vez que a fiz, não deu muito certo, pois não sovei o suficiente e nem respeitei seu tempo de descanso, como resultado obtive uma massa pesada e de baixo rendimento. Após este fiasco corri para a página da comunidade e peguei algumas dicas, que pareciam tão simples, mas que fizeram toda a diferença, e já da segunda vez que a fiz, meus pãezinhos ficaram bem macios e fofinhos, derretendo na boca. Então para que for tentar fazer não esqueça as dicas de ouro ao final da receita.
Quero aproveitar a oportunidade e agradecer a Maria Aparecida que compartilhou esta receita maravilhosa conosco e toda a comunidade Culinária Receitas que sempre se ajuda com dicas de profissionais, meus mais sinceros agradecimentos. Este pão é maravilhoso, desde que o aprendi sempre faço aqui em casa. Esta receita rende muito, como somos apenas dois, a reduzi pela metade e mesmo assim seu rendimento é em média 30 pãezinhos recheados ou então duas roscas grandes.
Ingredientes (Receita Inteira)
3 batatas médias cozidas
1/2 litro de leite morno
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de sal
2 pacotes de fermento granulado
2 kg de farinha de trigo
1/2 litro de leite morno
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de sal
2 pacotes de fermento granulado
2 kg de farinha de trigo
Ingredientes (Meia Receita)
2 batatas médias cozidas
250 ml de leite morno
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de óleo
½ colher (chá) de sal
1 pacote de fermento granulado (10g)
1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
250 ml de leite morno
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de óleo
½ colher (chá) de sal
1 pacote de fermento granulado (10g)
1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
Preparo: coloque todos os ingredientes no liquidificador (menos a farinha de trigo). Depois de batido, despeje em uma vasilha grande, acrescente a farinha de trigo e mexa até dar ponto de pão, fica bem macio. Deixe crescer, modele os pães no formato desejado (como trança, pãezinhos individuais ou em forma de pão). Deixe crescer novamente. Asse em forno 180 graus por mais ou menos 1 hora. Depois de assado passe manteiga (ou margarina) por cima logo que tirar do forno, se desejar, jogue queijo ralado (ou açúcar cristal, no caso de pães doces) depois da margarina.
Rendimento (Receita Inteira): 4 Roscas Grandes
Rendimento ( Meia Receita): 2 Roscas Grandes (ou 30 pãezinhos recheados)
Dicas de Ouro:
1 – Para um Pão bem macio sove bastante a massa;
2 – Coloque a massa em uma vasilha, cubra com papel filme e por cima coloque um pano de prato, coloque dentro do forno (apagado) e deixe descansar por mais ou menos 30 minutos. O clima também interfere no crescimento, se estiver um clima frio, aqueça o forno por 5 minutos, apague e coloque a massa para descansar por mais os menos 30 minutos, ou até dobrar de tamanho;
3 – Depois de moldado os pães, leve-os as forno (apagado) para crescer novamente. Quando dobrarem de tamanho, ligue o forno e os asse até dourar. Lembre-se que se o clima estiver frio você pode esquentar o forno (como descrito na dica 2) para que os pães cresçam mais rapidamente;
4 – Esta massa fica bem macia e por vezes gruda nas mãos, para auxiliar no seu manuseio unte as mãos e a bancada em que for trabalhar com manteiga sempre que necessário.
5– Eu já fiz esta receita na MPF (Máquina de Fazer Pão) e na Planetária. Para o preparo na MPF, faça meia receita e utilize o ciclo massa, após o término do ciclo, retire a massa, modele os Pãezinhos (ou as Tranças), deixe dobrar de tamanho e então asse como descrito na receita. Para preparo na planetária, bata todos os ingredientes (menos o trigo) no liquidificador, despeje esta mistura na vasilha da planetária, e coloque o trigo (pouco menos que 1 kg), para bater a massa de pão você irá utilizar aquela palheta que parece um gancho (para massas pesadas), ligue na velocidade 2 e deixe por aproximadamente 10 minutos (para sovar), se necessário acrescente o restante da farinha aos poucos. Depois modele os Pãezinhos (ou as Tranças), deixe dobrar de tamanho e então asse como descrito na receita.
Beijos e Fiquem com Deus!
obrigada querida por tantos elogios ao meu humilde pão. Mas modéstia a parte tb sou apaixonada por ele, adorei vc ter postado em seu blog.
ResponderExcluirAmiga, eu que agradeço a você por disponibilizar esta maravilha de receita. Beijos e fique com Deus!
ResponderExcluir