sexta-feira, 29 de julho de 2011

Um Peru e Muitos Pratos

Na Semana passada, resolvi fazer Peru. Assei conforme as instruções da embalagem e, no primeiro dia, o comi como uma boa paraense: com Tucupi e jambú (sem esquecer uma boa pimentinha, é claro!). Já o Maridão (Paraense ingrato, não gosta de tucupi) foi de farofinha de banana mesmo. Tudo muito saboroso, e além de matar um pouco a saudade da terrinha (neste caso, dos seus sabores), este prato me relembrou o Círio de Nazaré (Linda manifestação de Fé Católica). Posso dizer que foi um almoço pra lá de especial.
Porém, mesmo com mami em casa, um Peru alimenta muuuuuiitttaaaa gente. Então restou quase todo, é claro. Bem, se você, assim como eu, tem uma família pequena, venho dar sugestões de reaproveitamento das “sobras” de Peru, assim ninguém enjoa de comer o mesmo prato todos dia e de quebra ainda faz render mais!

Peru no Tucupi

Eu amo tudo que leva Tucupi e Jambú (não podia ser diferente), então aproveitei que já os tinha bem congeladinhos em meu freezer e resolvi dar-lhes um ótimo destino: Peru no Tucupi. Basta descongelar o tucupi, ferve-lo com alho e chicória e temperá-lo ( eu coloco sal, Ajinomoto e um pouco de açúcar para quebrar a acidez). No caso do Jambú, como já estava pré-cozido, só fiz aferventá-lo e escorri bem.Depois disso é só montar no prato, um pouco de arroz branco, tucupi, jambú e o Peru, é claro! (e não esqueçam a pimentinha).

Peru com Farofa de Banana

E, como boa esposa que sou (eheheh), sabendo que o Maridão não gosta de Tucupi, incrementei uma farofinha esperta (afinal, peru com farofa também é bom demais).

Farofa de Banana
1 xícara (chá) de banana comprida cortada em cubos
½  xícara (chá) de cebola picadinha
1 dente de alho amassado
3 colheres (sopa) cheias de manteiga
1 colher (sopa)  de óleo
2 colheres (sopa) de bacon picadinho
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca (aquela amarelinha, fininha, própria para farofa)
Sal  e pimenta do reino á gosto
Preparo: em uma panela junte o óleo, a manteiga, e a cebola e frite até dourar, acrescente o alho e o bacon e deixe dourar mais um pouquinho, acrescente a banana e deixe fritar um pouquinho depois junte a farinha e torre um pouquinho até a farofa ficar com um tom dourado. Acerte o sal e a pimenta.

Salada Diferente de Peru

Este prato é uma adaptação de uma salada que minha mãe fazia e eu amava (chamava-se Galinha Picante), consiste em uma salada em que se utiliza batatas fritas ao invés de cozidas e os legumes de sua preferência, como diferencial leva um de molho de pimenta (ao gosto do freguês). Na minha versão usei carne de Peru (peito), batatas assadas no lugar das fritas, cenouras no vapor, e não coloquei a pimenta (achei melhor colocá-la no prato, assim não “assusta” quem não gosta de pimenta). Além de ser uma de minhas paixões gastronômicas, é um prato simples e muito saboroso.

Ingredientes:
2 batatas grandes
1 cenoura grande
1 prato fundo de Carne de Peru em cubos
1 cebola média picada
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de maionese
¼ de caixa de creme de leite
Preparo: Descasque as batatas e corte-as em cubos. Disponha em uma assadeira (De preferência use as que possuem Teflon, pois as batatas ficam mais crocantes e não grudam na assadeira), regue com um pouco de azeite (aproximadamente 2 colheres de sopa) e tempere com sal à gosto, misture bem para que cada cubo de batata fique besuntado com o azeite. Leve para assar por mais ou menos 30 minutos em forno alto pré-aquecido, mexendo de vez em quando para dourarem por igual. Descasque a cenoura e corte-a em cubos, faça uma espécie de envelope com papel alumínio e leve-as ao forno (junto com as batatas) para que cozinhem no vapor. À parte, em uma panela junte o óleo e a cebola e refogue, depois adicione o alho e deixe mais um pouco, acrescente o peru e deixe refogar, desligue o fogo e acrescente o cheiro verde. Tampe e deixe abafado por mais ou menos 5 minutos. Misture o peru, as batatas já assadas, a cenoura, acerte o sal, acrescente 3 colheres (sopa) bem cheias de maionese, ¼ de caixa de creme de leite e molho de pimenta à gosto.  Sirva quente ou morno.


Arroz de Peru

Minha "inspiração" neste prato veio de uma de minhas primeiras paixões gastronômicas(que dura até hoje, kkkk). O Arroz com Galinha era muito utilizado em festinhas infantis (pelo menos em minha cidade) e o pequenos adoravam.

Para o Arroz:
1 xícara (chá) de arroz branco cru
2 xícaras (chá) de água fervente
1 colher (sopa) de óleo
½ xícara (chá) de cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
Sal à gosto
Preparo: Lave o arroz e reserve. Em uma panela coloque uma colher (sopa) de óleo, a cebola e o alho amassado e deixe refogar, junte o arroz e deixe fritar mais um pouco, Acrescente duas xícaras de água fervente, acerte o sal e deixe cozinhar em panela semi-aberta. Quando estiver pronto, desligue o fogo e tampe a panela, deixe descansar por 5 minutos. Com o auxilio de um garfo mexa o arroz para deixá-lo soltinho e coloque-o em um pirex.

Para o Refogado de Peru:
1 prato fundo de Peru picado
1 colher (sopa) de óleo
½ xícara de bacon picado
2 dentes de alho amassados
1 cebola picadinha
1 lata de seleta de legumes
Sal e pimenta do reino á gosto
Preparo: Em uma panela coloque o óleo, o alho, a cebola e o bacon, deixe dourar bem, em seguida acrescente o peru, deixe apurar um pouco, acrescente a seleta (lavada e escorrida), deixe um minutinho e apague o fogo. Se desejar acrescente uvas passas, maçã em cubos ou algo para dar um toque “doce” (como não tinha em casa ficou sem mesmo, e o Maridão agradeceu). Junte ao arroz misture bem. Salpique queijo ralado e sirva.

Tenham um Ótimo Final de Semana!

2 comentários:

  1. Todas receitas maravilhosas! Nunca comi tucupi, mas imagino que seja bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Nani, tucupi é muito bom mesmo menina, mas sou suspeita pra falar, pois como boa Paraense, adoro tucupi.
    Bjs e fique com Deus

    ResponderExcluir