terça-feira, 19 de julho de 2011

Caranguejo Society (minha versão)



Sou louca por caranguejo, mais precisamente pela sua carne já tiradinha bem bonitinha (não sou fã de passar horas martelando o pobre bichinho para tirar um tantinho de nada de carne), e sabendo disso, mami me trouxe 1 kg da mais bela massa de caranguejo, vindo diretamente de Belém-Pa. Confesso que ainda tive que catar um pouquinho, pois ainda veio com algumas casquinhas (o que é bem natural), mas vale muito a pena pois rende muito e possibilita o preparo de pratos muito saborosos. Separei aproximadamente 400g para fazer Casquinha de Caranguejo (Caranguejo com Farofa), 400g para fazer o Caranguejo Society (Arroz de Caranguejo) e 200g para fazer umas Unhas de Caranguejo com massa de macaxeira. Viram só como é bem rendoso, e cada pratos dá pra três pessoas comerem muito bem. Aguardem as postagens com detalhes dos outros pratos.
Para ser mais prático eu preparei todo o caranguejo e o separei já temperadinho pronto para o uso. Como Caranguejo é uma carne muito delicada, as porções que não serão usadas de imediato, deverão ser congeladas.

Preparo do Caranguejo
Coloque a massa do caranguejo em uma panela, complete com água e deixe levantar fervura. Retire do fogo e despeje em uma peneira para escorrer. Esprema 1 limão e lave em água corrente, aproveite este momento para catar algumas casquinhas (se necessário) pois é muito desagradável encontrá-las no prato. Deixe escorrer bem e reserve.

Em outra panela coloque óleo (duas colheres de sopa) e a cebola (uma cebola grande picadinha), quando a cebola estiver dourada acrescente os pimentões (aproximadamente uma xícara e meia de chá de pimentões verde, vermelho e amarelo picados) e o alho (três dentes grandes ou quatro médios amassados) e deixe murchar um pouco. Acrescente a massa do caranguejo (um quilo) e deixe apurar, vai soltar um pouco de água. Deixe secar um pouco e acrescente o cheiro verde, a salsa e a cebolinha (uma xícara de chá), deixe no fogo por mais uns 3 minutinhos, desligue e acrescente o leite de coco(200ml). Regue com Azeite (Quntidade desejada). Se desejar pode acrescentar azeitonas  (verdes ou pretas) sem caroço.

Caranguejo Society
400g de massa de caranguejo refogada à gosto
200 ml de leite de coco
Sal e Pimenta do reino à gosto
1 xícara de arroz branco cru

1 colher (sopa) de óleo
1 dente de alho amassado
Sal à gosto
1 banana comprida madura
1 colher (sopa) de manteiga
Azeite de oliva quanto baste

Preparo: Lave o arroz e reserve. Em uma panela coloque uma colher (sopa) de óleo e um dente de alho amassado e deixe refogar, junte o arroz e deixe fritar mais um pouco, Acrescente duas xícaras (chá) de água fervente, acerte o sal e deixe cozinhar. Reserve. Em uma chapa coloque a manteiga para derreter e a espalhe bem, coloque as bananas cortadas em fatias não muito finas, e deixe dourar dos dois lados. Reserve. Para Montar unte com azeite um refratário e faça camadas começando com o arroz,  depois o caranguejo, regue com um pouco do leite de coco, coloque as bananas e repita as camadas até completar o refratário, a última camada é de arroz, regue com um pouco de azeite e coloque batata palha por cima.

 Delicia!

Tenham um Bom Dia e até a próxima!

6 comentários: