segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bolo do Amor


Na verdade, este bolo chama-se Bolo de Chocolate com Calda Quente, mas apelidei-a de Bolo do Amor, porque o Maridão AMA este bolo e como aprendi a fazê-lo no nosso primeiro ano de casados, seu nome não podia ser outro senão: Bolo do Amor! Este  seria mais um bolo de chocolate, não fosse por um detalhe: Ela já sai do forno com calda! 
A história foi assim, estava eu assistindo a televisão, quando passando pelos canais, vi a culinárista Palmirinha Onofre iniciando o preparo desta maravilha. Aquela receita aguçou minha curiosidade, eu tinha certeza de que não iria dar certo, aquela calda toda iria dar a maior lambança no meu forno, mas como não sou mulher de fugir de desafios e como possuía todos os ingredientes em casa, o aceitei, e ao final do dia ele estava pronto, lindo, quentinho, fofinho e bem molhadinho, exalando seu doce aroma pela casa. Ao chegar do trabalho, o Maridão foi seduzido pelo doce aroma de chocolate que pairava pela casa e “exigiu” logo uma bela fatia, que posso dizer, comeu rezando.
Esta receita além de prática, é fácil, rende muito, leva poucos ingredientes e a praticidade de sair do forno com a calda é realmente seu grande diferencial. Desde então não parei mais de assistir a Palmirinha e a hora de seu programa era sagrada, corria para frente da tv, acomodava-me no sofá sempre com o bloquinho para anotar suas receitas e dicas. E para quem, assim como eu, é fã da Palmirinha, este site reúne muitas de suas   receitas.


Bolo de Chocolate com Calda Quente
Receita da Culinarista Palmirinha Onofre


Calda:
2  xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
Preparo: Em uma panela coloque todos os ingrediente e leve ao fogo até levantar fervura. Retire do fogo e coloque em forma de bolo com furo no meio (no tipo da forma de pudim) e reserve.

Massa
100g de manteiga
2  xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite liquido
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de pó Royal
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 ovos (gemas e claras separadas)
Preparo:   Bata as Claras em neve e reserve. Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar e a manteiga, acrescente o chocolate em pó, o leite, o trigo e o sal. Desligue a batedeira e incorpore as claras em neve. Adicione o pó Royal e misture delicadamente.
Despeje sobre a calda ainda quente e leve para assar em forno médio pré-aquecido.


Dica1: Comece o preparo deste bolo pela calda. Dica2: Não substitua a manteiga por margarina, nem o chocolate em por achocolatado, pois isso influencia muito no sabor da receita.


Beijos e Fiquem com Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário