sexta-feira, 29 de julho de 2011

Um Peru e Muitos Pratos

Na Semana passada, resolvi fazer Peru. Assei conforme as instruções da embalagem e, no primeiro dia, o comi como uma boa paraense: com Tucupi e jambú (sem esquecer uma boa pimentinha, é claro!). Já o Maridão (Paraense ingrato, não gosta de tucupi) foi de farofinha de banana mesmo. Tudo muito saboroso, e além de matar um pouco a saudade da terrinha (neste caso, dos seus sabores), este prato me relembrou o Círio de Nazaré (Linda manifestação de Fé Católica). Posso dizer que foi um almoço pra lá de especial.
Porém, mesmo com mami em casa, um Peru alimenta muuuuuiitttaaaa gente. Então restou quase todo, é claro. Bem, se você, assim como eu, tem uma família pequena, venho dar sugestões de reaproveitamento das “sobras” de Peru, assim ninguém enjoa de comer o mesmo prato todos dia e de quebra ainda faz render mais!

Peru no Tucupi

Eu amo tudo que leva Tucupi e Jambú (não podia ser diferente), então aproveitei que já os tinha bem congeladinhos em meu freezer e resolvi dar-lhes um ótimo destino: Peru no Tucupi. Basta descongelar o tucupi, ferve-lo com alho e chicória e temperá-lo ( eu coloco sal, Ajinomoto e um pouco de açúcar para quebrar a acidez). No caso do Jambú, como já estava pré-cozido, só fiz aferventá-lo e escorri bem.Depois disso é só montar no prato, um pouco de arroz branco, tucupi, jambú e o Peru, é claro! (e não esqueçam a pimentinha).

Peru com Farofa de Banana

E, como boa esposa que sou (eheheh), sabendo que o Maridão não gosta de Tucupi, incrementei uma farofinha esperta (afinal, peru com farofa também é bom demais).

Farofa de Banana
1 xícara (chá) de banana comprida cortada em cubos
½  xícara (chá) de cebola picadinha
1 dente de alho amassado
3 colheres (sopa) cheias de manteiga
1 colher (sopa)  de óleo
2 colheres (sopa) de bacon picadinho
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca (aquela amarelinha, fininha, própria para farofa)
Sal  e pimenta do reino á gosto
Preparo: em uma panela junte o óleo, a manteiga, e a cebola e frite até dourar, acrescente o alho e o bacon e deixe dourar mais um pouquinho, acrescente a banana e deixe fritar um pouquinho depois junte a farinha e torre um pouquinho até a farofa ficar com um tom dourado. Acerte o sal e a pimenta.

Salada Diferente de Peru

Este prato é uma adaptação de uma salada que minha mãe fazia e eu amava (chamava-se Galinha Picante), consiste em uma salada em que se utiliza batatas fritas ao invés de cozidas e os legumes de sua preferência, como diferencial leva um de molho de pimenta (ao gosto do freguês). Na minha versão usei carne de Peru (peito), batatas assadas no lugar das fritas, cenouras no vapor, e não coloquei a pimenta (achei melhor colocá-la no prato, assim não “assusta” quem não gosta de pimenta). Além de ser uma de minhas paixões gastronômicas, é um prato simples e muito saboroso.

Ingredientes:
2 batatas grandes
1 cenoura grande
1 prato fundo de Carne de Peru em cubos
1 cebola média picada
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de maionese
¼ de caixa de creme de leite
Preparo: Descasque as batatas e corte-as em cubos. Disponha em uma assadeira (De preferência use as que possuem Teflon, pois as batatas ficam mais crocantes e não grudam na assadeira), regue com um pouco de azeite (aproximadamente 2 colheres de sopa) e tempere com sal à gosto, misture bem para que cada cubo de batata fique besuntado com o azeite. Leve para assar por mais ou menos 30 minutos em forno alto pré-aquecido, mexendo de vez em quando para dourarem por igual. Descasque a cenoura e corte-a em cubos, faça uma espécie de envelope com papel alumínio e leve-as ao forno (junto com as batatas) para que cozinhem no vapor. À parte, em uma panela junte o óleo e a cebola e refogue, depois adicione o alho e deixe mais um pouco, acrescente o peru e deixe refogar, desligue o fogo e acrescente o cheiro verde. Tampe e deixe abafado por mais ou menos 5 minutos. Misture o peru, as batatas já assadas, a cenoura, acerte o sal, acrescente 3 colheres (sopa) bem cheias de maionese, ¼ de caixa de creme de leite e molho de pimenta à gosto.  Sirva quente ou morno.


Arroz de Peru

Minha "inspiração" neste prato veio de uma de minhas primeiras paixões gastronômicas(que dura até hoje, kkkk). O Arroz com Galinha era muito utilizado em festinhas infantis (pelo menos em minha cidade) e o pequenos adoravam.

Para o Arroz:
1 xícara (chá) de arroz branco cru
2 xícaras (chá) de água fervente
1 colher (sopa) de óleo
½ xícara (chá) de cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
Sal à gosto
Preparo: Lave o arroz e reserve. Em uma panela coloque uma colher (sopa) de óleo, a cebola e o alho amassado e deixe refogar, junte o arroz e deixe fritar mais um pouco, Acrescente duas xícaras de água fervente, acerte o sal e deixe cozinhar em panela semi-aberta. Quando estiver pronto, desligue o fogo e tampe a panela, deixe descansar por 5 minutos. Com o auxilio de um garfo mexa o arroz para deixá-lo soltinho e coloque-o em um pirex.

Para o Refogado de Peru:
1 prato fundo de Peru picado
1 colher (sopa) de óleo
½ xícara de bacon picado
2 dentes de alho amassados
1 cebola picadinha
1 lata de seleta de legumes
Sal e pimenta do reino á gosto
Preparo: Em uma panela coloque o óleo, o alho, a cebola e o bacon, deixe dourar bem, em seguida acrescente o peru, deixe apurar um pouco, acrescente a seleta (lavada e escorrida), deixe um minutinho e apague o fogo. Se desejar acrescente uvas passas, maçã em cubos ou algo para dar um toque “doce” (como não tinha em casa ficou sem mesmo, e o Maridão agradeceu). Junte ao arroz misture bem. Salpique queijo ralado e sirva.

Tenham um Ótimo Final de Semana!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Decoração

A dica hoje é sobre decoração. O que fazer com aqueles espelhos (tomadas/interruptores) que já estão velhos e encardidos e acabam estragando a visão geral de uma parede que acabou de ser pintada? Comprar novos acaba sendo dispendioso e por muitas vezes não fica tão bom (imagine uma parede na cor Vinho com um espelho branco? E os espelhos coloridos além de caros são muito difíceis de serem achados). Essa "dica", além de ser fácil é rápida e barata e ainda proporciona a você dar um toque pessoal na sua casa. Essa é uma técnica de ‘Découpage’ que consiste basicamente em colagem e você só precisará de paciência e carinho, pois o papel é muito fino e precisa ter muita leveza nas mãos para que ele não rasgue, além disso, será preciso: lenços de papel decorados, Pincel de cerdas macias, cola branca e um pouco de água. Posso garantir que é um trabalho prazeroso e bastante recompensador. 

Aqui o Passo-a-Passo 
O espelho ainda cru.


Material Necessário: Cola Branca, Água e Pincel (Dissolver uma parte de cola e meia de água, ex: 2 colheres de cola e 1 de água)



Corte os guardapos decorados no tamanho necessário para cobrir o espelho e reserve.

Retire o espelho da parede, limpe-o e garanta que esteja seco. Com o Pincel distribua a cola e posicione o papel com bastante cuidado ajeitando as bordas e o centro passando bastante cola em toda a superfície para impermeabilizá-lo.



Deixe secar em um local bem arejado e com o mínimo de superfície possível, pois como ainda está molhado de cola, corre o risco dele ficar preso na superfície (eu usei um varal de chão). Quando secarem, passar mais uma "mão" de cola para garantir sua impermeabilização



Aqui o Resultado: Sua Casa com a sua cara!


Espero que tenham gostado da dica
Beijos e até a próxima!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Empadas de Camarão


Quando fiz a receita da Quiche de Queijo Cuia (ai ai, como estava boa), sobrou metade da massa e então resolvi fazer umas empadas de camarão (Amo empadas, se for de camarão então nem se fala). Somente a metade da receita da quiche, rendeu 12 deliciosas empadas de camarão no tamanho grande. Realmente derretem na boca. A receita da massa você encontra aqui. Abaixo descrevo a receita do recheio que usei, mas você pode usar o recheio de sua preferência.

Recheio
250 g de camarão seco descascado e dessalgado
1 cebola média picada
3 colheres (sopa) de óleo
3 dentes de alho amassados
½ pimentão verde (médio) picado
½ pimentão amarelo (médio) picado
½ pimentão vermelho (médio) picado
1 maço de cheiro verde picadinho
200ml de leite de coco

Preparo: Em uma panela coloque o óleo e a cebola e deixe fritar, quando murchar acrescente os pimentões e o alho e deixe dourar. Quando estiver douradinho acrescente o camarão e deixe apurar (+- 4 minutinhos), adicione o leite de coco e deixe apurar mais um pouco até dar uma “secada” no molho. Quando estiver sequinho desligue o fogo e acrescente o cheiro verde, tampe a panela e deixe esfriar. Depois de frio e acrescente o creme de leite e a maionese (se desejar um patê, bata este recheio com a ajuda de um mixer ou liquidificador, eu prefiro assim). Montagem: forre as forminhas de empada com um pouco da massa (cuidado para não ficar muito grosso) e coloque o recheio (já frio) e tampe com a massa, apertando os lados para que o recheio não “escape”. Se desejar pincele com ovo e polvilhe com queijo ralado, eu preferi apenas colocar um queijinho por cima, nada mais. Leve para assar em forno médio pré-aquecido, quando dourar já estarão prontas.


Agora é só pegar um suco estupidamente gelado (se for de caju, melhor ainda) para acompanhar esta estrela!

Beijos e até a próxima

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bolo do Amor


Na verdade, este bolo chama-se Bolo de Chocolate com Calda Quente, mas apelidei-a de Bolo do Amor, porque o Maridão AMA este bolo e como aprendi a fazê-lo no nosso primeiro ano de casados, seu nome não podia ser outro senão: Bolo do Amor! Este  seria mais um bolo de chocolate, não fosse por um detalhe: Ela já sai do forno com calda! 
A história foi assim, estava eu assistindo a televisão, quando passando pelos canais, vi a culinárista Palmirinha Onofre iniciando o preparo desta maravilha. Aquela receita aguçou minha curiosidade, eu tinha certeza de que não iria dar certo, aquela calda toda iria dar a maior lambança no meu forno, mas como não sou mulher de fugir de desafios e como possuía todos os ingredientes em casa, o aceitei, e ao final do dia ele estava pronto, lindo, quentinho, fofinho e bem molhadinho, exalando seu doce aroma pela casa. Ao chegar do trabalho, o Maridão foi seduzido pelo doce aroma de chocolate que pairava pela casa e “exigiu” logo uma bela fatia, que posso dizer, comeu rezando.
Esta receita além de prática, é fácil, rende muito, leva poucos ingredientes e a praticidade de sair do forno com a calda é realmente seu grande diferencial. Desde então não parei mais de assistir a Palmirinha e a hora de seu programa era sagrada, corria para frente da tv, acomodava-me no sofá sempre com o bloquinho para anotar suas receitas e dicas. E para quem, assim como eu, é fã da Palmirinha, este site reúne muitas de suas   receitas.


Bolo de Chocolate com Calda Quente
Receita da Culinarista Palmirinha Onofre


Calda:
2  xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
Preparo: Em uma panela coloque todos os ingrediente e leve ao fogo até levantar fervura. Retire do fogo e coloque em forma de bolo com furo no meio (no tipo da forma de pudim) e reserve.

Massa
100g de manteiga
2  xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite liquido
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de pó Royal
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 ovos (gemas e claras separadas)
Preparo:   Bata as Claras em neve e reserve. Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar e a manteiga, acrescente o chocolate em pó, o leite, o trigo e o sal. Desligue a batedeira e incorpore as claras em neve. Adicione o pó Royal e misture delicadamente.
Despeje sobre a calda ainda quente e leve para assar em forno médio pré-aquecido.


Dica1: Comece o preparo deste bolo pela calda. Dica2: Não substitua a manteiga por margarina, nem o chocolate em por achocolatado, pois isso influencia muito no sabor da receita.


Beijos e Fiquem com Deus. 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Arroz de Camarão

Alguns meses atrás, almoçando em um  tradicional restaurante da cidade, experimentei um arroz de camarão mais que divino. De um apetitoso colorido, arroz soltinho, bem temperado e bastante camarão, que mais parecia dizer: me coma!!!! (ehehehe). Como não podia ser diferente, tão logo tive a oportunidade (quero dizer, os camarões) resolvi fazer a minha versão deste arroz. Tentei lembrar todos os sabores que senti para poder recriar este prato, o único ingrediente que não faz parte da receita original é o queijo, que por sinal completa muito bem o prato. Ficou tão bom que não podia deixar de vir aqui para compartilhar com vocês. Para quem não pode comer camarão, vale substitui-lo por cubos de peito de frango que fica bem gostoso também.




Para o Camarão: 
400g de filé de camarão
Sal e Pimenta do reino à gosto
½  de cebola picadinha
½ xícara de pimentões coloridos
1 maço de cheiro verde e cebolinha misturados (aproximadamente ½ xícara)
1 latinha de milho ervilha

Preparo: Em uma Panela grande refogue a cebola, os pimentões e o alho, acrescente o camarão e deixe dourar. Quando os camarões estiverem rosados por igual (todos os lados) acrescente o cheiro verde e o milho e a ervilha (previamente escorridos e lavados), retire do fogo e junte ao arroz.

Para o Arroz:
1 xícara (chá) de arroz branco cru
2 e ½ xícaras (chá) de água fervente
1 colher (sopa) de óleo
½ xícara (chá) de cebola picadinha
3 dentes de alho amassados
½ cenoura cortada em cubos
3 colheres (chá) de Açafrão (aquele amarelinho em pó)
1 colher (sopa) de azeite
Sal à gosto
Opcional: 50g de queijo parmesão ralado.

Preparo: Lave o arroz e reserve. Em uma panela coloque uma colher (sopa) de óleo, a cebola e o alho amassado e deixe refogar, junte o arroz e a cenoura e deixe fritar mais um pouco, Acrescente duas xícaras e meia (chá) de água fervente, acrescente o açafrão, acerte o sal e deixe cozinhar em panela semi-aberta. Quando estiver pronto, desligue o fogo e tampe a panela, deixe descansar por 5 minutos. Com o auxilio de um garfo mexa o arroz para deixá-lo soltinho e coloque-o em um pirex, acrescente o azeite e misture. Junte os camarões. Misture mais um pouco. Se desejar acrescente 50g de queijo parmesão ralado.

Delicious!!!!!! 

Um excelente final de semana para todos
Bjs e até a próxima!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mini Pizza no Grill



O Pessoal aqui em casa (leia-se, o Maridão) ama todos os tipos de massa, em especial as lasanhas e as pizzas, então vira e mexe tenho que fazer umas aqui em casa, e como a questão "peso"  realmente influi muito, tento fazer o mais "light" possível. Como no caso desta receita, faço-as bem fininhas, recheio com mussarela light ou ricota (em quantidade pequena) e um presunto magro (de preferência Peito de Peru Defumado). Fica bem leve, uma vez que a massa fica bem fina, rende bastante e não pesa na consciência. E vale reservar um disquinho para fazer uma doce, você divide com o amado e ambos ficam felizes e satisfeitos com a dose de doce (ehehehehe) diária.

Ingredientes
½ xícara (chá) de água morna
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de azeite
1/2 colher (sopa) de fermento para pão


Preparo:   Coloque todos os ingredientes na tigela da batedeira planetária, e utilizando o batedor de massas pesadas (parece um gancho) bata na velocidade 1, até formar uma bola. Bata por aproximadamente 5 minutos. Retire da batedeira, faça pequenas bolinhas e abra com o auxilio de um rolo uma a uma, moldando as mini pizzas, quanto mais fina mais crocante ficará. Espalhe uma colher (sopa) de azeite no Grill, e coloque as massas já esticadas, adicione o molho de tomate, a mussarela, o presunto (ou o recheio de sua preferência) e o orégano. Ligue o grill na potência baixa e tampe. Deixe por mais ou menos 4 minutos, retire a tampa e com o auxilio de uma espátula, verifique se já está dourada a parte de baixo. Quando estiver dourado o fundo da pizza retire e sirva.


Obs: Fiz uma de Queijo e Doce de Leite, ficou deliciosa. Você pode fazer com o doce de sua preferência. Pode ser Doce de Leite, Goiabada, Banana, Brigadeiro, Doce de Cupuaçu, etc. Enfim, o que a sua imaginação ousar  inventar.


Beijos e fiquem com Deus!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia do Amigo

À todos meus queridos amigos, reais e virtuais, um grande abraço e o meu muito obrigado por serem as pessoas maravilhosas que são. Que Deus os Abençoe hoje e sempre!


Canção da América

Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento

Beijos no coração e tenham um bom dia!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Caranguejo Society (minha versão)



Sou louca por caranguejo, mais precisamente pela sua carne já tiradinha bem bonitinha (não sou fã de passar horas martelando o pobre bichinho para tirar um tantinho de nada de carne), e sabendo disso, mami me trouxe 1 kg da mais bela massa de caranguejo, vindo diretamente de Belém-Pa. Confesso que ainda tive que catar um pouquinho, pois ainda veio com algumas casquinhas (o que é bem natural), mas vale muito a pena pois rende muito e possibilita o preparo de pratos muito saborosos. Separei aproximadamente 400g para fazer Casquinha de Caranguejo (Caranguejo com Farofa), 400g para fazer o Caranguejo Society (Arroz de Caranguejo) e 200g para fazer umas Unhas de Caranguejo com massa de macaxeira. Viram só como é bem rendoso, e cada pratos dá pra três pessoas comerem muito bem. Aguardem as postagens com detalhes dos outros pratos.
Para ser mais prático eu preparei todo o caranguejo e o separei já temperadinho pronto para o uso. Como Caranguejo é uma carne muito delicada, as porções que não serão usadas de imediato, deverão ser congeladas.

Preparo do Caranguejo
Coloque a massa do caranguejo em uma panela, complete com água e deixe levantar fervura. Retire do fogo e despeje em uma peneira para escorrer. Esprema 1 limão e lave em água corrente, aproveite este momento para catar algumas casquinhas (se necessário) pois é muito desagradável encontrá-las no prato. Deixe escorrer bem e reserve.

Em outra panela coloque óleo (duas colheres de sopa) e a cebola (uma cebola grande picadinha), quando a cebola estiver dourada acrescente os pimentões (aproximadamente uma xícara e meia de chá de pimentões verde, vermelho e amarelo picados) e o alho (três dentes grandes ou quatro médios amassados) e deixe murchar um pouco. Acrescente a massa do caranguejo (um quilo) e deixe apurar, vai soltar um pouco de água. Deixe secar um pouco e acrescente o cheiro verde, a salsa e a cebolinha (uma xícara de chá), deixe no fogo por mais uns 3 minutinhos, desligue e acrescente o leite de coco(200ml). Regue com Azeite (Quntidade desejada). Se desejar pode acrescentar azeitonas  (verdes ou pretas) sem caroço.

Caranguejo Society
400g de massa de caranguejo refogada à gosto
200 ml de leite de coco
Sal e Pimenta do reino à gosto
1 xícara de arroz branco cru

1 colher (sopa) de óleo
1 dente de alho amassado
Sal à gosto
1 banana comprida madura
1 colher (sopa) de manteiga
Azeite de oliva quanto baste

Preparo: Lave o arroz e reserve. Em uma panela coloque uma colher (sopa) de óleo e um dente de alho amassado e deixe refogar, junte o arroz e deixe fritar mais um pouco, Acrescente duas xícaras (chá) de água fervente, acerte o sal e deixe cozinhar. Reserve. Em uma chapa coloque a manteiga para derreter e a espalhe bem, coloque as bananas cortadas em fatias não muito finas, e deixe dourar dos dois lados. Reserve. Para Montar unte com azeite um refratário e faça camadas começando com o arroz,  depois o caranguejo, regue com um pouco do leite de coco, coloque as bananas e repita as camadas até completar o refratário, a última camada é de arroz, regue com um pouco de azeite e coloque batata palha por cima.

 Delicia!

Tenham um Bom Dia e até a próxima!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Camarão ao Creme de Queijo Gouda

Ou Camarão Estica e Puxa! (para os íntimos, kkkk)
Um dia desses, enquanto passeávamos na orla, vimos um pessoal vendendo camarões em uma picape. Inevitavelmente paramos e garantimos logo o nosso quinhão. Ao chegar em casa,  tratei logo de lavá-los e dividi-los para fazer duas receitas. Uma com muito queijo (como o Maridão ama) e outra na forma de um delicioso e colorido Arroz de camarão. Prometo que depois volto para postar o Arroz.



Camarão
400g de filé de camarões (camarões descascados e limpos)
2 dentes de alho amassados
½ cebola média picadinha
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta do reino à gosto

Preparo: Em uma panela coloque o óleo,  a manteiga e a cebola e deixe dourar, acrescente o alho e deixe mais um pouco para que o alho doure também, acrescente o camarão e quando começarem a ficar rosados(não leva mais que 5 minutos), retire do fogo e coloque em um refratário. Reserve.

Creme de Queijo Gouda
200g de Queijo Mussarela (previamente ralado ou picado)
150g de Queijo Gouda (previamente ralado ou picado)
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Leite Líquido quanto baste
1 lata de creme de leite sem soro
Sal à gosto (se necessário)

Preparo: Na mesma panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo. Com a ajuda de um foue, mexa bem para que a manteiga incorpore bem o trigo e assim não empelotar. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre. Quando formar um mingau bem grosso, acrescente os queijos sempre mexendo. Quando tiver derretido os queijos, desligue o fogo e acrescente o creme de leite sem soro. Se necessário acerte o sal. Despeje sobre os camarões, cubra com queijo mussarela ou parmesão e leve ao forno para gratinar.


Como guarnição em usei arroz branco puxado no alho e as minhas batatinhas assadas no Grill.

Beijos e fiquem na Paz!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Quiche de Queijo Cuia (Do Reino)


Há alguns dias atrás achei um vídeo no You Tube que mostrava o apresentador Edu Guedes fazendo uma Quiche de Queijo com Bacon. Aquela receita me chamou muita atenção e só sosseguei quando coloquei as mãos na massa (Literalmente). A massa é divina, super fácil de trabalhar, e depois de assada desmancha na boca. Como sou apaixonada por Queijo Cuia (do reino) resolvi fazer umas modificações no recheio e garanto que deu mais do que certo, ficou sensacional. Não posso esquecer-me de dizer que esta receita rende muito. No meu caso rendeu uma Quiche (de aproximadamente 25cm) + 12 empadas grandes. Foi uma sensação lá em casa, o povo amou.

Massa:
5oo g de farinha de trigo
400g de manteiga
2 gemas
1 ovo inteiro
3 colheres (sopa) de leite em pó
Sal à gosto

Amasse todos os ingredientes até formar uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar por 20 minutos na geladeira. Abra a massa e forre uma forma para quiche (eu utilizei uma de fundo removível de aproximadamente 25 cm de diâmetro), leve para pré assar (aproximadamente 15 minutos em forno médio). Uma dica para a massa não subir espete-a com um garfo, cubra-a com papel alumínio e coloque um peso em cima (pode ser feijão cru ou até mesmo sal grosso que é melhor de ser reaproveitado),  leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 15 minutos  (Para dar uma pré assada) retire do forno, acrescente o recheio e leve para assar novamente até  o recheio ficar firme e douradinho por cima.
  
Recheio
3 ovos
½  xícara (chá) de leite líquido
½ xícara (chá) de creme de leite (fresco ou de caixinha)
250g de queijo cuia (do reino) ralado (no ralo grosso)
sal à gosto 

Bata os ovos com o auxílio de um foue, misture o leite, bata mais um pouco e acrescente o creme de leite, acerte o sal, junte o queijo, despeja na massa pré-assada e volte ao forno para assar e dourar o recheio.


Querem um pedacinho?

Beijos e até a próxima. 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Estrogonofe de Filé


Nossa, já fazia algum tempo que estava afim de comer um delicioso Estrogonofe de Filé, cheguei a experimentar alguns fora de casa, mas nenhum me agradou, uns vinham com o molho muito "carregado" de extrato de tomate( que eu não gosto), outros o "filé" vinha duro demais (gente eu fico pasma quando tentam vender outros tipos de corte como sendo Filé Mignon, não desprezando os outros cortes, mas se você paga por uma coisa, você quer que venha aquela coisa, entende? para mim tal atitude é pura Má Fé), enfim eram muito aquém do que esperava, não me dando outra alternativa senão fazê-lo eu mesma, afinal de contas: "Quem quer faz, quem não quer compra feito" (kkkkkkk). E não é por nada não, mas ficou deliciosamente perfeito (desculpem a falta de modéstia, kkkk).

Ingredientes :
600g de Filé Mignon cortado em cubos ou tiras
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de manteiga
½ cebola média picadinha
2 dentes de alho amassados
1 pacotinho de caldo de bacon em pó
¼ de xícara (chá) de molho shoyo
1 Cálice de Conhaque (para Flambar)
Sal e pimenta do reino (para acertar o tempero na finalização)
1 colher (sopa) bem cheia de farinha de trigo
Leite líquido quanto baste
1 colher (sopa) de mostarda
4 colheres (sopa) de catchup
1 lata de Creme de Leite

Preparo:   Em uma panela leve o óleo, a manteiga, o alho e a cebola para fritar, quando estiverem dourados junte a carne (previamente temperada com o caldo de bacon e o shoyo) e deixe fritar. Se acumular muito líquido, retire com o auxilio de uma concha e reserve, pois é importante que esteja seco para poder flambar. Quando estiver seco junte metade do conhaque, a outra metade coloque em uma concha (de metal) e disponha esta concha sobre a chama de fogão, virando um pouco para que “pegue fogo”, quando acontecer despeje este liquido em chamas na panela. Deixe flambar até que apague. Quando apagar, acrescente a farinha de trigo, mexendo sempre, a carne vai incorporar toda a farinha, utilize agora o caldo que se formou da carne (caso não tenha se formado, ou caso tenha se formado pouco caldo acrescente leite para complementar) e deixe por mais uns 5 minutinhos mexendo sempre para não queimar e para ficar cremoso e “cozinhar” o trigo. Após isto acrescente a mostarda e o catchup. Apague o fogo e acrescente o creme de leite (Atenção: se o molho estiver bem grosso, acrescente o creme de leite com todo o soro, caso contrário, retire o soro antes de colocá-lo).Acerte o sal e a pimenta, caso necessário.


Eu servi com arroz e batatinha palha, mas também fica ótimo com um espaguete ao alho e óleo.

Beijos e fiquem com Deus.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Pudim de Pão



Eu aprendi esta receita na Tv, com o apresentador Edu Guedes, decidi experimentar e como não tinha leite líquido em casa fiz algumas modificações usando um pacote inteiro de leite pó e diminuindo um pouco a quantidade de água e ficou sensacional. Esta receita além de prática e barata, fica perfeita e ninguém diz que não tem leite condensado, sem falar que rende bastante.

Ingredientes
750 ml de água
200g de leite em pó integral
6 ovos
2 pãezinhos franceses amanhecidos
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
Açúcar o suficiente para caramelar a forma (eu utilizei ½ xícara de chá)
Preparo:
Coloque a água e o leite em pó no copo do liquidificador e bata  bem, acrescente o pão picado e bata mais um pouco até desmanchar o pão, acrescente o açúcar, bata mais uma vez, e por fim os ovos e o sal e deixe batendo por mais ou menos 2 minutos. Coloque em uma forma caramelada, cubra com papel alumínio e leve para assar em banho maria no forno alto.
Obs: Tem que ser um liquidificador grande, pois esta receita rende bastante (o meu é de 1,5 l).

  Servidos?

Beijos e até a próxima! 

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sopa de Grão de bico


Aproveitando que sobrou algumas xícaras de grão de bico do meu bolo, resolvi fazer esta sopa deliciosa, afinal de contas uma sopinha bem nutritiva é uma ótima opção para o jantar.

Ingredientes
2 xícaras (chá) de grão de bico cozido e escorrido
1 dente de alho amassado
1 cebola roxa pequena picadinha
1 batata pequena cortada em cubos
1 cenoura pequena cortada em cubos
2 colheres (sopa) de pimentão verde picado
2 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado
1 colher de azeite
1 tablete de caldo de bacon (usei o sazon em pó)
½ xícara de bacon  magro (só a carne, sem a gordura) cortado em cubos
Água quanto baste
Preparo:
Refogue a cebola, o alho, os pimentões e o azeite, quando murcharem acrescente o bacon e deixe dourar mais um pouco. Acrescente a cenoura e a batata e coloque água o suficiente para cobri-las e deixe cozinhar, quando estiverem Al Dente acrescente o grão de bico, o caldo de bacon e deixe mais um pouco no fogo para apurar. Desligue e aprecie. Se desejar pode colocar arroz.

Beijos e fiquem com Deus.

domingo, 10 de julho de 2011

Monteiro Lopes



Na minha cidade este docinho é certeiro em festas de aniversários e chás. Derrete na boca, e a “casquinha” que o açúcar cristal forma ao seu redor é deliciosa. Vai bem tanto com chá, café, chocolate, sucos etc.
Não sei a receita original. Então faço com massa de empada mesmo, e como sobrou um pouco da massa do empadão decidi fazer alguns “Monteiro Lopes”. O afilhadinho amou, devorou quase todos, tive até que fazer mais uma receita, mas desta vez somente para os monteiros Lopes.
Abaixo descrevo como faço meus Monteiros Lopes. Lembrando que originalmente eles são banhados apenas pela metade, mas como eu amo chocolate banho ele por inteiro.

Monteiro Lopes (Minha Versão)

Uma receita de Massa Podre de sua preferência. Eu usei o restante da massa do Empadão de Frango com Catupiry (deliciosa). Modele os biscoitos e leve para assar (não precisa untar nem polvilhar a forma, prático não é?). Enquanto assam, você pode preparar a calda. Quando estiver dourados, retire do forno e banhe-os na calda ainda quente. Originalmente são banhados pela metade, mas como adoro chocolate, prefiro banhá-los por inteiro.


Calda:

1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1/4 de xícara (chá) de água


Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura, deixe por mais ou menos 3 minutos e banhe os biscoitos ainda quentes, quando tira-los da calda, passe-os no açúcar cristal imediatamente. Espere esfriar para poder guardar em potes de vidro bem fechados.


 Derretem na boca.


Beijos e fiquem com Deus!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Empadão de Frango com Catupiry


         Há algum tempo acompanho a comunidade Culinária Receitas no Orkut e lá aprendi várias receitas. Está é uma delas e devemos agradecer a amiga Nat que tão gentilmente compartilhou este receita na WEB.Esta receita rende bastante. Além do empadão, sobrou 1/3 da massa a qual reservei para fazer uns Monteiros Lopes (Depois posto mais a respeito deste doce)

Massa Podre

Massa:
3 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de margarina
1/2 xícara de óleo
1 gema
1/2 xícara de leite
1 colher de royal
Sal à gosto

Amasse todos os ingredientes até formar uma massa lisa e homogênea.

Dica1: Deixe a massa descansar por mais ou menos 30 minutos antes de começar a trabalhá-la, ela se tornará um pouco mais maleável.
Dica2: Muitas vezes a farinha de trigo está mais seca que o normal tornando mais difícil de dar o ponto. Para resolver isto acrescente de 1 a 2 colheres (sopa) de água fria

Para o Recheio
500g de frango cozido, desfiado e temperado a gosto
2 colheres (sopa) de Catchup
½ caixinha de creme de leite
1 colher (sopa) de maionese

Misture tudo e reserve.

Montagem
Divida a massa em 3 partes, abra uma deles com o rolo e forre uma forma refratária (ou de fundo removível), acrescente o recheio frio e por cima do recheio coloque o catupiry, abra a 2 parte de massa e cubra o empadão. Polvilhe um pouco de queijo parmesão ralado e leve para assar em forno médio até dourar. A 3 parte reservei para fazer os Monteiros Lopes. Mas vocês podem fazer empadinhas ou o que mais vocês desejarem.



Esta massa é incrível, sempre fazia massa podre somente com farinha de trigo e manteiga, o que a torna mais cara e como fazia de cabeça nunca anotava as medidas, o que dificultava quando alguém pedia a receita. Obrigada querida Nat e obrigada a Comunidade Culinárias Receitas.

Um ótimo final de semana à todos!
Fiquem na Paz!