quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bolo Coração (Brigadeiro e Cupuaçu)

 Hoje é o Aniversário do Maridão, meu grande amor. Então resolvi fazer este bolinho para ele levar pro trabalho. Fiz conforme ele me pediu: com chocolate e doce de cupuaçu. Pra minha sorte, ainda tínhamos um vidro com o doce de cupuaçu que minha sogra nos mandou (que por sinal é uma delicia) e isso economizou bastante tempo de seu preparo. Uma pena que só senti o cheirinho (eheheheh), mas fiz um menor (de chocolate e avelãs, hummmm!) para nós dois cantarmos os parabéns mais tarde (sou prevenida ou não?).

Bolo Coração
Ingredientes:
1 xícara (chá) de manteiga
 2  xícaras (chá) de açúcar
 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
 4 ovos
1 colher (sopa) de pó Royal
1 xícara (chá) de leite líquido
1 xícara (chá) de Chocolate em pó
Preparo: Na batedeira, bata bem a manteiga com o açúcar até formar um creme esbranquiçado, acrescente os ovos, um a um e bata bem, adicione o leite e o trigo alternadamente, junte o chocolate em pó e bata por mais um minuto. Desligue a batedeira e incorpore o pó Royal com o auxilio de uma colher. Despeje em forma untada e polvilhada e leve para assar em forno médio.
Recheio e Cobertura
2 latas de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 pote (300g) de doce de cupuaçu (ou geléia de sua preferência)
100g de chocolate meio amargo picado
Preparo: Coloque o leite condensado (2 latas), o chocolate em pó e a manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo até dar o ponto de brigadeiro, retire do fogo e acrescente ½ caixinha de creme de leite. Reserve. Derreta o chocolate meio amargo no microondas (30 segundos, após este tempo veja se já derreteu, caso contrário coloque novamente no microondas por mais 30 segundos), e junte a outra metade da caixinha de creme de leite e misture bem. Reserve.
Montagem: Divida o bolo em 3 partes, para facilitar a montagem é aconselhável que seja montado na própria forma em que assou, para isso forre-a com papel alumínio ou papel filme e coloque a primeira parte do bolo, recheie com uma parte do brigadeiro (aproximadamente ¼ do total), coloque a segunda parte de bolo e recheie com o doce de cupuaçu e mais uma parte do brigadeiro (aproximadamente ¼ do total) coloque a última parte do bolo e leve a geladeira por mais ou menos 2 horas (somente para firmar), retire da geladeira, desenforme e cubra com o restante do brigadeiro espalhando bem pelas laterais. Por cima derrame a mistura de chocolate derretido com o creme de leite e decore a gosto. Eu usei ½ lata do leite condensado cremoso (Moça), coloquei em um saco de confeiteiro e espalhei sobre o bolo e ao redor do bolo espalhei aqueles cereais moça flakes.

Beijos e até a próxima!

Gostou? Então que tal deixar um recadinho?

Um comentário:

  1. Seu bolo estava uma DELICIA meu amor, lhe agradeço pelo bolo mais agradeço mais a Deus por lhe colocar na minha vida, Te Amo muito!

    ResponderExcluir