quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Açorda Italiana

Desde “criança pequena lá em Belém do Pará” (eheheh) me interesso por culinária, e lembro que minha mãe tinha um fichário muito legal com receitas bem interessantes. Recordo que encontrei uma receita de Açorda Italiana (levava pão de forma, queijo, creme de leite e outros ingredientes que não lembro mais). Encasquetei com esta receita que perturbei tanto minha mãe que ela me deixou fazer. O resultado foi tão positivo que depois disso a Açorda se tornou o prato principal nos aniversários lá em casa e mais que isso, virei a responsável por suas confecções. Ponto pra mim, eheheheh. Já faz tanto tempo que nem lembro mais da receita original, hoje as que faço levam sempre queijo e presunto (por vezes vario e coloco, além do queijo e presunto, frango desfiado ou carne moída) e ficam bem cremosas e saborosas.
 Saindo do forno!
Ingredientes
Pão de forma (aprox. 12 fatias)
Leite liquido para molhar o pão
200g de queijo
200g de presunto
1 pacote de queijo ralado (50g)
2 ovos
1 caixinha de creme de leite
Manteiga para untar a assadeira
Preparo: Unte um refratário (ou assadeira) com bastante manteiga, forre com fatias de pão de forma, molhe com o leite, polvilhe o queijo ralado, coloque o presunto e o queijo, repitas as camadas nesta ordem. A última camada tem que ser a de queijo, reserve. Bata os ovos com o creme de leite e jogue por cima das camadas e com auxilio de um garfo faça furos para ajudar o pão a absorver este creme. Leve ao forno até ficar bem douradinho.

 Muito Bom!
Beijos e até a próxima!

Gostou? Então que tal deixar um recadinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário