sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Bolo Natalino

 
Bolo Natalino 

E pra comemorar este natal e como também não gosto de panetone, eu escolhi apostar nesta receita que vi no Mais Você. Esta é mais uma receita maravilhosa da mãe do apresentador Zeca Camargo. Como já havia testado e aprovado outra receita dela (a receita do rosbife que postei aqui), não tive dúvidas e corri pra cozinha para testar esta maravilha, mesmo sem ter todos os ingredientes. Ficou muito bom mesmo este bolo com um gostinho pra lá de especial. E fica aqui o meu muito obrigada à Dona Maria Inês pela receitinha maravilhosa e um Feliz Natal a todos!

Não aguentei e o parti ainda quentinho ... 

A Receita 
Na batedeira, bata 225g de manteiga (manteiga mesmo viu?), com 225g de açúcar até obter um creme esbranquiçado, sem parar de bater acrescente 4 ovos grandes (ou 5 pequenos) um a um e em seguida junte 225g de farinha de trigo aos poucos. Ainda com a batedeira ligada coloque 1 xícara (chá) de conhaque e 1 colher (sopa) de canela em pó. Desligue a batedeira e acrescente 1 colher (sopa) de fermento em pó. Nesta etapa acrescente as frutas que na receita original são: 50g de amêndoa torrada, 100g de figos secos, 50g de ameixa seca sem caroço, 150g de uvas passas (sem semente), 50g de frutas cristalizadas, 50g de lascas de amêndoas torradas, 50g de castanha de caju, 50g de castanha do Pará, 50g de nozes, nos moscada a gosto. Mas como eu não gosto muito de alguns destes ingredientes e outros não tinha em casa coloquei estes aqui e ficou muito bom também: 80g de cerejas em calda picadas, 100g de castanha de caju picada, 50g de ameixa seca sem caroço picada, 100g de chocolate meio amargo cortado em cubos e 50g de uvas passas sem sementes. Mexa tudo delicadamente para incorporar muito bem as frutas, castanhas e o chocolate na massa, despeje em forma untada e polvilhada e asse em forno médio pré-aquecido por mais ou menos 20

 Hummmmm!

Obs1: Este bolo ficou maravilhoso, mas aviso que pra quem não gosta de bebida é melhor substituir o conhaque por leite, ou então colocar somente ¼ de xícara de conhaque e  completar com leite, pois o gosto da bebida ficou muito forte, se bem que eu gostei muito do jeitinho que ficou (eheheheh)!
Obs2: Esta receita rendeu um bolo médio de furo no meio (o da foto acima) e duas marmitinhas (para presentar uns amigos).

 Aqui as marmitinhas!

Beijos e um Feliz Natal!

Gostou? Então Que tal deixar um recadinho? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário