sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sorvetão Recheado e uma Lição de Natal

Hoje quero falar um pouco mais sobre “euzinha”. Vivo em Outra cidade longe da família e por muitas vezes a solidão vem devastando. Pra piorar, sou muito tímida, e isto dificulta muito fazer novos amigos. Mas neste final de ano resolvi vencer a timidez e ao menos “tentar” sair da minha “zona de conforto” e assim socializar um pouco. Aproveitei que neste Natal fomos impedidos de viajar (pois o feriado caiu num final de semana) e fiz as marmitinhas com o Bolo Natalino, embalei com muito esmero e reservei para, na volta da missa, entregá-las juntamente com um abraço e os desejos de um Feliz Natal. Então no dia 24 ao final da tarde nossa pequena ceia já estava pronta e saímos para a missa. Na volta peguei as marmitinhas e fomos até nossos vizinhos desejar um Feliz Natal e entregar meu singelo “agrado”. Fomos muito bem recebidos, e gentilmente convidados a nos juntar a eles em sua ceia. E assim o que seria uma Ceia em dois foi uma ceia em Dez. Um pequeno gesto de uma linda Família que nos mostrou o verdadeiro sentido do Natal: Amor e União! Espero que este ano de 2012 seja repleto de gestos como estes.


 Bem, continuando, foi nesta ceia que experimentei este Sorvetão em sua versão original (sem recheio) e simplesmente AMEI! Ao chegar em casa tratei logo de procurar a receita, encontrei várias, mas a que me inspirou foi esta aqui, modifiquei algumas coisas, recheei com o meu tão amado brigadeiro e foi ai que cheguei na receita abaixo! E pra ser sincera com vocês, ficou MUITO BOM, mas ficou muito doce. Pra quem não curte doce muito doce, sugiro deixar o brigadeiro apenas como recheio e seguir a receita da segunda calda
.

Ingredientes (sorvete)
1 lata de leite condensado
½ lata de leite liquido
2 gemas
1 colher (sopa) essência de baunilha
2 claras
1 lata de creme de leite gelado (sem soro)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de essência de baunilha
Preparo: Coloque o leite condensado, o leite líquido, a gema e a essência em uma panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre até ficar bem grosso. Deixe esfriar bem para usar. Bata as claras em neve, acrescente o açúcar batendo sempre. Desligue a batedeira e incorpore o creme de leite (sem soro). Junte a este creme o creme de leite condensado até estar tudo muito bem incorporado.
Ingredientes (Brigadeiro)
1 caixinha (pequena) de leite condensado
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
1 colher (sopa) bem cheia de chocolate ou cacau em pó
2 colheres (sopa) bem cheias de creme de leite
Preparo: Junte todos os ingredientes (menos o creme de leite) e leve ao fogo até ficar o ponto de brigadeiro mole. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Deixe esfriar bem para usar.
Calda e Montagem
Para a calda eu usei Glucose de Milho (KARO), espalhei bem sobre a forma e depois espalhei metade do brigadeiro. Despejei metade do creme na forma, adicionei o brigadeiro às colheradas e cobri com o restante do creme. Cobri com papel alumínio e levei ao freezer de um dia para o outro. Para desenformar basta pegar um pano molhado com água morna e esfregar na forma, com uma faca “solte” as laterais e vire no prato em que irá servir, é muito fácil de desenformar. Por cima coloquei um ganache de chocolate feito com ½ barra de chocolate meio amargo derretido e meia caixinha de creme de leite.
Calda 2
Esta é uma opção para quem não gosta de doce muito doce. Caramelize a forma (de pudim ou bolo inglês, eu usei a de bolo inglês, pois meu freezer não tem muito espaço), pode usar Glucose de milho se problema. Por cima deste caramelo, jogue uma mistura feita com 6 colheres (sopa) de água e 4 colheres (sopa) de chocolate em pó e 2 colheres (sopa) (cacau em pó).

 Aceitam?

Dica 1: É importante que o creme de leite esteja gelado para facilitar a retirada do soro. Deixe no mínimo por 2 horas (mas o ideal é deixar de um dia pra o outro), pois quanto mais gelado o creme de leite melhor será para separá-lo de seu soro.
Dica2: Esta é uma sobremesa bem fácil, porém com várias etapas, o que requer um tempo a mais para fazê-la então sugiro que façam de véspera ou na antevéspera.

Beijos e um abençoado final de semana para todos!

Gostou? Então que tal deixar um recadinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário