segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Filé Mignon Recheado (de forno)

Há muito tempo atrás, em uma festa comi um filé recheado divino, bem, ele não era bem recheado, estava mais para “entremeado”, como se tivessem assado a peça inteira e só depois adicionado o queijo e o presunto, e no fundo do refratário um caldo deliciosamente cremoso. E como este é mais daqueles pratos que "encasqueto" e não descanso até fazê-lo, recorri mais uma vez à minha querida Internet. Infelizmente não achei a receita. Resolvi então fazer uma junção de várias dicas que peguei aqui e acolá e com a graça de Deus obtive um resultado bem próximo do esperado.


Filé Recheado ( de forno)
Ingrediente:
1 peça de 1Kg de Filé Mignon limpo
Sal, pimenta do reino e alho a gosto (para marinar)
1 colher (sopa) de bacon picadinho
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cálice de conhaque (para flambar)
1 cebola pequena picadinha
2 colheres (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de shoyo
1 colher (chá) de açúcar
Água para ajudar no molho
Peito de peru defumado a gosto
Cream Cheese a gosto
100g de queijo parmesão ralado (usei o inteiro para ralar na hora)
4 colheres (sopa) de creme de leite

 Marinando

Preparo: Tempere o filé com o alho, o sal e a pimenta do reino e deixe por mais ou menos 1 hora para pegar bem o sabor. Em uma frigideira coloque 1 colher (sopa) de manteiga e o bacon deixe dourar bem e coloque a carne para “selar”, virando para dourar por igual. Com cuidado adicione o conhaque para flambar, depois coloque o filé em um refratário, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por uns 15 minutos aproximadamente. Retire do forno, espere por mais uns 10 minutos para poder trabalhar com a carne. Disponha a peça em uma tábua e corte fatias nem muito finas, nem muito grossas. 

Selando a peça
 Já assada
Fatiando a peça

O Molho: Na panela em que a carne foi selada, coloque 1 colher de manteiga, espere derreter e coloque a cebola bem picadinha, deixe dourar bem e acrescente o catchup, o shoyo e o açúcar. apurar bem, quando secar é só adicionar água ao poucos, deixe apurar por uns 15 minutos. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e uma colher (sopa) de parmesão ralado. Reserve.

 Preparando o Molho
Molho Pronto

A montagem: Em um refratário “monte” novamente a peça do filé intercalando com fatias de peito de peru defumado e o cream chesse (ou catupiry) despeje o molho por cima e espalhe o queijo parmesão, leve ao forno somente para gratinar. 

A peça  "recheada"
 Com o Molho e o Parmesão pronto para ir ao forno
 Bom Apetite!

Beijos e fiquem com Deus!

Gostou? Então que tal deixar um recadinho?


Nenhum comentário:

Postar um comentário